Totalmente executado por músicos da Orquestra e do Coro da Osesp, este programa se inicia com o “Prelúdio” da ópera Tristão e Isolda em versão para septeto de cordas. Logo no início, ouve-se o famoso “acorde de Tristão”, uma dissonância não resolvida que seria marcante para o desenvolvimento da linguagem musical e para os compositores que viriam após Wagner. Já Metamorphosen, de Richard Strauss, é um estudo para 23 cordas solo que aqui também será ouvido em versão para septeto de cordas. Inspirada por poemas de Goethe, Metamorphosen foi composta sob o impacto dos últimos meses da Segunda Guerra Mundial. Para vozes e piano a quatro mãos, as valsas Liebeslieder de Brahms são canções de amor no estilo Ländler. As letras foram retiradas de Polydora, de Georg Friedrich Daumer, coleção de canções folclóricas e poemas de amor. Embora não se conheça a inspiração para essas valsas em forma de canção, especula-se que a paixão platônica pela compositora Clara Schumann pode ter sido a motivação de Brahms.